2006/10/25

* II Passeio Trilhos da Raia

Passeio da Idanha = 65 KMs + muita água (ribeiras+chuva) + lama + lama + lama + muita diversão!!!
Este passeio foi inenarrável!
Quando arranjar palavras venho cá partilhá-las convosco! jejejejejeje
Escrevi este texto para o site da Dinaminte. Como não estou com tempo para escrever outro, resolvi colocá-lo aqui...
II Passeio Trilhos da Raia, em Idanha-a-Nova - 22.10.2006

A partida estava marcada para as 07:00 da Rotunda Europa. Excepcionalmente, chegámos todos a horas, arrumámos as bicicletas na carrinha e arrancámos ainda noite…. Bom sinal! ;) As previsões do tempo alertavam para um temporal e, de facto, de manhã já chovia ininterruptamente e com grande intensidade. Mas os Dinamintes não se renderam!
Chegámos a Idanha e ainda havia pouca gente no recinto da concentração: “Será que é por ser muito cedo?” “Ou será que o pessoal se “cortou” por causa da chuva?”
Por volta das 9:00 o recinto parecia outro: bastante colorido, diga-se! Obviamente que não estavam presentes todos os inscritos, mas parece-nos que a organização ficou satisfeita com a adesão, tendo em conta o temporal…

Já passava das 9:00 quando foi dado o sinal da partida. Os Dinamintes dividiram-se desde logo! O que vou contar é a versão dos que ficaram mais para trás! Jejejejejejej
Logo no início e no meio daquele emaranhado de bikes, perdemos o Pedro Oliveira. Um bocadinho andando, um bocadinho esperando… mas Pedro nem vê-lo!

Metemos pela avenida nova, passámos no cruzamento do Comepreços e continuámos como quem vai para a Sª da Graça, altura em que cortámos à esquerda para o caminho de terra (rectifico, lama!). Começava a aventura… sempre a desceeeeeeeeeer (perdão, com algumas subidas complicadas pelo meio) até à barragem! Ouvia-se uma sinfonia desafinada de notas tocadas pelos travões das bicicletas! J

Já no final da descida, avistámos montes de pessoal parado! O que seria? Uma filinha indiana para descer uma espectacular ribanceira de lama, em que, os mais corajosos desceram montados, outros com a bicicleta às costas e houve até quem tivesse tido originalidade de a descer de rabo! Jejejejeje

Depois desta experiência, uma bifurcação com duas placas: 20 Km para a esquerda e 65 Km para a direita! O Raul tinha-se inscrito nos 20 e nós nos 65, mas tínhamos combinado que se estivesse a chover talvez reconsiderássemos ir aos 20! Realmente não estava a chover, estava a “pedriscar”, e isso fez-nos repensar: “Náaaa, Dinamintico que é Dinamintico vai aos 65 km… e fomos TODOS!” Liiiiindo!

Chovia torrencialmente e já não havia impermeável que resistisse! Nesta altura, também já tínhamos perdido o Paulo Poço!... Lá prosseguimos… sempre a rolar até ao 1º abastecimento perto de Medelim. Atestámos os “depósitos” mas não demorámos para o corpo não arrefecer. Mal retomámos, a Vera ficou sem travões, mas o Raul e o João Pedro de pronto resolveram a questão! J

Prosseguimos e pelo caminho de terra, atravessámos a estrada nacional e encontrámos um senhor espanhol que tinha ficado sem corrente. Tentámos dar apoio técnico mas já não havia nada a fazer! Chamámos a carrinha da organização e qual não é o nosso espanto que… SURPRESA!!!... Pedro Oliveira e Paulo Poço dão à costa com uma boa disposição invejável!
Continuámos juntinhos! Cada subida, descida, ribeira, charco de lama… era motivo de paródia! Já se comentava que o BTT em dias de temporal proporciona experiências “do outro mundo”!

2º abastecimento em Idanha-a-Velha - reencontro com o nosso Staff: Mateus, Susana, Gi e Acácio. Obrigada, portaram-se muito bem! ;) Aqui, fomos informados pela organização que não podíamos prosseguir por caminho de terra porque a ribeira tinha enchido demasiado! (Agradeço aos Dinamintes da frente que relatem essa experiência!)

Tanaaaaaaaaaann, uma subida de alcatrão até Alcafozes! Metemos outra vez pelo trilho até à Srª do Almortão e, finalmente, Idanha via-se lá ao longe! Yupiiiiiiiiii Sempre a descer em alcatrão até à Sª da Graça e depois a famosa Calçada Romana, conhecida como o ex-libris para qualquer BTTista! Será que alguém subiu aquilo tudo em cima da bike????

Chegados ao cimo da calçada… sempre a subir até ao recinto da Feira Raiana, a “queimar os últimos cartuchos”! jejejejeeee
Ao entrar no recinto, relinchámos de alegria!... Conseguimos!

A equipa Dinaminte voltou a reunir-se no momento tão esperado: o almoço- porco no espeto! Comeu-se, bebeu-se, relataram-se histórias, partilharam-se experiências,… enfim, conviveu-se! Foi um passeio diferente e muito divertido!

Não podíamos deixar de felicitar a ACIN pela excelente organização do passeio- desde o levantamento dos dorsais ao almoço convívio, passando pelos abastecimentos fartos, staff presente em cruzamentos dúbios ou locais perigosos, sinalização do percurso,… espectacular! Para alguns, o único aspecto menos bom foi o facto da ribeira encher, mas a mãe natureza é mesmo assim e não se podia prever tal enchente. De qualquer forma, é de louvar a rapidez com que arranjaram um caminho alternativo.
Estão de parabéns! Até para o ano! ;)
A equipa Dinaminte

A partida

A dupla feminina

Lama... (Foto: BTT-CTB)

E mais lama... (foto- BTT-CTB)

Chegada

Manjar!!!
yupiiiiii




2 comentários:

Anónimo disse...

mas que grande ciclista eheheh!!
beijocas

Ana Pascoal disse...

Eu ainda ando a saborear este passeio... foi demais!!!

PARA O ANO VOLTAMOS!!!!!!